sábado, 28 de janeiro de 2012

COMUNICADO: falecimento de Cristina Bruschini

É com pesar que a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República e o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) comunicam o falecimento da pesquisadora Maria Cristina Aranha Bruschini, 68 anos, ocorrido nesta quinta-feira, 26, em São Paulo.


Mestre em Ciências Sociais e doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), iniciou suas atividades no Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, de São Paulo em fevereiro de 1978. Dedicou sua vida à pesquisa questão da mulher no mercado de trabalho brasileiro.

Coordenou durante muitos anos o Programa de Dotações para Pesquisa sobre Mulheres e Relações de Gênero. Teve uma forte contribuição para que a Fundação Carlos Chagas se tornasse uma referência no campo dos estudos de gênero.

O movimento de mulheres perde uma grande militante, pesquisadora incansável do cotidiano da mulher trabalhadora, cotidiano este, onde se desenrolam as mais duras lutas. O Brasil perde uma mulher guerreira que trabalhou até os últimos dias de vida lutando, por mais de 10 anos, contra um câncer que a venceu. Fica a dor e uma grande lacuna.

O LEGADO - Cristina Bruschini (como gostava de ser chamada) deixa um importante legado que entre os quais podemos destacar:

BRUSCHINI, Cristina. Sexualização das ocupações: o caso brasileiro. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, Fundação Carlos Chagas, 1979. Mulher e trabalho: uma avaliação da década da mulher. São Paulo: Nobel; CECF, 1985; Mulher, Casa e Família: Cotidiano nas Camadas Médias Paulistanas. São Paulo: Vértice; Fundação Carlos Chagas, 1990; Sexo e Juventude: como discutir a sexualidade em casa e na escola. São Paulo: Cortez., 2000. BRUSCHINI, Cristina. Gênero e Trabalho no Brasil: novas conquistas ou persistência da discriminação? (Brasil, 1985-95). In: ROCHA, Maria I. B. da. (org.) Trabalho e Gênero – Mudanças, permanências e desafios. Campinas - São Paulo/ Editora 34/ABEP/NEPO-UNICAMP/CEDEPLAR-UFMG, 2000, pp.13-18; A situação da mulher brasileira nas últimas décadas. In: VELLOSO, João P. R. (org.). Brasil 500 Anos – Futuro, presente e passado. Rio de Janeiro, José Olympio,2000, pp.423-464; Brasil: la calidad del empleo de las mujeres. Continuidades y cambios. In: VALENZUELA, Maria E. e REINECKE, Gerhard. (eds.) ¿Más y Mejores Empleos para las Mujeres? Santiago, Chile, OIT/Oficina Internacional Del Trabajo, 2000, pp.135-192; BRUSCHINI, Cristina e LOMBARDI, Maria R. A bipolaridade do trabalho feminino no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, nº 110, São Paulo/Campinas, Fundação Carlos Chagas/Autores Associados, julho de 2000, pp.67-104; O trabalho da mulher nos primeiros anos da década de noventa. Anais do X Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP/Associação Brasileira de Estudos Populacionais, 1996, pp.483-516; Mulheres e homens no mercado de trabalho brasileiro: um retrato dos anos noventa. Versão brasileira do livro Les Nouvelles frontières de l’inégalité – Hommes et femmes sur le marche. BRUSCHINI, Cristina e LOMBARDI, Maria R. Banco de Dados sobre o Trabalho das Mulheres. Série Mulheres e Mercado Formal de Trabalho, Fundação Carlos Chagas [http://www.fcc.org.br], 1998. Tesauro para Estudos de Gênero e sobre Mulheres - Cristina Bruschini, Editora 34 ,1998. Cristina Bruschini & Celi Regina J. Pinto. Tempos e Lugares de Gênero, Editora 34, 2001.

“Se eu fosse dar um retrato bem objetivo, eu diria que o mercado de trabalho feminino é feito de avanços e permanências”. (Cristina Bruschini)
 
(A imagem é a capa de um dos livros organizados por Cristina Bruschini, "Entre a Virtude e o Pecado")
Comunicação Social

Um comentário:

  1. Não achei nada falando sobre a vida dela, somente dos trabalhos. Acho que quando alguém que é importante para nós deve ser lembrada por completo. Estou fazendo um trabalho escolar sobre ela, e na internet não há nada sobre a sua vida, onde nasceu, crescer, e etc.

    ResponderExcluir