quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

AS DATAS, NO CALENDÁRIO DA VIDA





Há 39 anos, o dia 22 de dezembro marcou uma celebração na minha vida. Nesse dia, acompanhada do pai, dos irmãos e do marido, fui receber meu diploma de concluinte do Curso de Ciências Sociais (Licenciatura)/UFPA, no Ginásio de Esportes, ato institucional realizado em conjunto com os/as alunos/as concluintes dos vários cursos universitários.
Não tive fotos para o registro. Lembro do vestido longo que tomei emprestado de uma sobrinha. Era da cor da pele, de gaze, comprido, rebordado no corpinho. Senti que eu realizaria um sonho de conquistar um título universitário que não estava no script de muitas mulheres da minha geração cujo destino era casar-se e ter filhos. E meu pai, naquela humildade tão assustadora para os dias de hoje declinou de ser meu paraninfo dando a sua vez ao meu marido. Como todo o interiorano de fala fácil ele argumentou: “o Pedro esteve estes anos ao seu lado de estudante”. Eu aceitei, e o marido, em relutância, mas fomos à celebração, às 16 h desse dia.
Rostos, naquele mundo de colandos, não vi, salvo de alguns da minha turma. O orador Alex Fiuza de Melo, escolhido para o ato, foi sorteado em meio aos demais apresentados pelos outros cursos elegendo-se a Rose Salame. Ainda hoje guardo o folheto com o nome de todos os universitários em suas turmas, paraninfos e oradores, do ano de 1977.
Registros. Saudade. Avaliação. Reavaliação da vida acadêmica que passei a exercer. A Ciência Política, tendo como decano da matéria Amílcar Alves Tupiassu, foi minha paixão, como até hoje.
Um mundo novo surgiu então. Ministração de aulas no ensino da graduação. Tempo de estudos com os colegas para a preparação dessas aulas sob a orientação do Amílcar (que revisava conosco os temas os quais deveríamos tratar). Toda a quinta feira a noite, após nossas aulas no campus, nos reuníamos em casa para repassar o que sabíamos ou não, do programa das disciplinas, e o modo de transmitirmos, o que usar, como usar. Eram seminários internos para preparação das aulas.
A Antropologia nos faz criar os enredos etnográficos sobre o processo entre os viveres e saberes. E desse procedimento aprendi a importância de entender como conciliar um casamento, as crianças crescendo, outras nascendo, indo por ai o calendário existencial.
Sobrevivi. Aprendi na UFPA os inúmeros formatos e conhecimento de áreas temáticas, de relacionamentos, de regras a considerar. E se o percurso foi exitoso em nível pessoal caminhou com as mudanças para a inclusão relacional diversa. Desenvolvi estudos sobre as teorias feministas pesquisando e examinando, inicialmente, a situação das mulheres. E aqui quero registrar a linha do feminismo que assumi e que favorece a inclusão de todos e todas, o qual chamei de feminismo para a humanidade. Não somente para as mulheres, mas para estas e os demais gêneros e etnias, procurando identificar de onde emergem as ideias que se impregnam como cultura de hierarquia sexista que estão arraigadas nos corações (há pessoas com ódio impregnado) e nas mentes (atitudes nefastas e, às vezes, camufladas perpetrando embates que as vezes levam à morte). Quero dizer, esse feminismo para a humanidade converge para conquistar outras pessoas com reconhecimento dos direitos das mulheres, das raças, dos gêneros – dos direitos humanos. Assim, nesse calendário que estou revisando hoje reafirmo o meu respeito por aqueles e aquelas que em suas análises críticas respeitam os seres humanos favorecendo assim, a melhoria da qualidade de vida de todos e todas. Que não se calam diante das arbitrariedades cometidas pelos fundamentalismos homofóbicos e racistas. Que criam espaços para subverter as culturas e práticas de violência contra as mulheres, negros e os gêneros – espécies humanas que hoje são torturadas e mortas em nome de uma sociedade que pode ser chamada de patriarcal racista contemporânea.
HOJE. UMA DATA. UMA VIDA. UM PERCURSO. UM CALENDÁRIO DE EMOÇÕES E AFETOS.
UM ABRAÇO AS/AOS MEUS COLEGAS DE TURMA! UM ABRAÇO AOS NOSSOS PROFESSORES!


Nenhum comentário:

Postar um comentário