domingo, 4 de março de 2012

COMEMORAÇÕES DO “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”



Universidade Federal do Pará
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Faculdade de Ciências Sociais
Grupo de Estudos e Pesquisas “Eneida de Moraes” Sobre Mulher e Relações De  Gênero – GEPEM
Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal – PROGEP
Diretoria de Saude e Qualidade de Vida /Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social.
 

COMEMORAÇÕES DO “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”

TEMA:

MULHERES AMAZÔNIDAS: IMAGENS, CENÁRIOS, HISTÓRIAS,

Muitas linguagens expressam o tema proposto para homenagearmos o Dia Internacional da Mulher. Cinema, seminários e o lançamento de um livro com a temática mulher e gênero na Amazônia serão nossos caminhos de valorização em mais uma celebração.

O cinema expressa em imagens, ajudando também a produzí-las, o que a sociedade tem demonstrado em versões sobre as representações sociais evidenciando as relações de gênero no enfoque sobre as mulheres, suas atividades, suas formas de luta, suas conquistas e/ ou os arquétipos tradicionais dos tipos femininos avançando para os mais ousados, em mudanças nem sempre aceitas posto que alguns tipos ferem o reconhecido status quo.

Os debates temáticos em forma de seminários ou mesas redondas são sempre as ferramentas acadêmicas mais recorrentes. Expõem assuntos e ampliam as contribuições do público em forma de questões que se tornam problematizadas nas novas descobertas.

O lançamento de um livro expressa a maneira de prestar contas à sociedade sobre o investimento que faz, em forma de impostos, na possibilidade de os membros da academia apresentarem os resultados da aplicação desses recursos. Um livro é a síntese de um momento em que alguns assuntos foram pensados, problematizados e transformados em estudos teóricos e pesquisas, deixando de ser uma matéria isolada e pessoal para abrir-se às discussões pela comunicação pública.

A celebração do Dia Internacional da Mulher, neste ano de 2012, pelo GEPEM/UFPA e pela Pro-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal – PROGEP através Diretoria de Saúde Qualidade de Vida/Unidade SIASS/UFPA, espera dialogar com os servidores/servidoras e alunos/alunas da instituição, e com a sociedade externa à academia, usando esses meios de comunicação dos mais ilustrativos e de grande força interativa – o cinema, o seminário o lançamento de um livro  – para que possam dizer alguma coisa sobre o habitus no cotidiano feminino.

PROGRAMAÇÃO

CINE GÊNERO

05/03/2012

HORÁRIO: 14 às 18 h

LOCAL: Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Campus UFPA)

TEMA: Enfoque sobre o cotidiano das mulheres trabalhadoras que têm filhos para cuidar.

FILME: UMA MÃE EM APUROS (Motherhood, EUA, 2009, 90min.) – Diretora e roteirista: Katherine Dieckmann, com: Uma Thurman, Anthony Edwards, Minnie Driver.
Sinopse: O filme se passa em um único dia na vida de Eliza Welch (Uma Thurman), escritora de ficção, mãe e blogueira, que espera dar conta de várias atividades: preparar a festa de aniversário da filha de seis anos, cuidar do filho mais novo, lutar pelo ambiente hostil de circulação da cidade, conviver com outras mães na pracinha, e desfazer equivocos de um post de sua melhor amiga. Eliza espera ainda garantir inscrição num concurso organizado por uma revista, mas para isso precisa escrever uma redação de 500 palavras sobre o sentido da maternidade para ela.

Debatedoras: Profa. Maria Angelica Motta-Maués – PPGCS/GEPEM
Profa. Maria Luzia Miranda Álvares – FCS/GEPEM
Representante da PROGEP/Diretoria de Saúde Qualidade de Vida/Unidade  SIASS/UFPA
Coordenação: Luzia Álvares

06/03/2012

HORÁRIO: 14h as 18 h

LOCAL: Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Campus UFPA)

TEMA: Debate sobre a violência doméstica e sexual contra as mulheres.

FILME: PELOS MEUS OLHOS (Te doy mis ojos, 2003, Espanha, 109 min.) de Iciar Bollain 
Sinopse: A jovem Pilar (Laia Marull) foge de casa com o filho, numa noite de inverno, instalando-se na casa da irmã (Candela Peña). Tem medo que o marido (Luis Tosar) a encontre, o que ocorre pouco depois. Mas ela permanece entre os familiares criando-se, inclusive, um quadro que vai mostrar quem é quem na relação. Evidenciam-se os conceitos de lar, amor e proteção confundidos com violência, dor e medo.

Debatedoras : Profa. Adelma Pimentel – PPGP - GEPEM
                          Profa. Vera Lúcia de Azevedo Lima – ICS/EPOTENA
                          Representante da PROGEP/Diretoria de Saúde Qualidade de Vida/Unidade SIASS/UFPA
Coordenadora : Profa. Adelma Pimentel

07/03/2012

HORÁRIO: 14h as 18 h
LOCAL: Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Campus UFPA)

TEMA: Debate sobre a relação da familia amazônica da zona rural com o sonho da melhoria de vida na zona urbana.

FILME: RIBEIRINHOS DO ASFALTO (Pará, 2011, 25 min.), de Jorane Castro.
Sinopse: Curta metragem sobre Daisy (Ana Leticia Cardoso), garota que mora na Ilha do Combu, desejosa de estudar na cidade grande (Belém). O pai se opõe. Mas a mãe (Dira Paes) acompanha a menina numa viagem de barco à capital do Estado, pensando em se abrigar na casa de uma parenta moradora do bairro da Cidade Nova. Desconhecendo a cidade, passam pelo Ver o Peso, tomam um ônibus que não as transporta para o destino objetivado, caminham com a indicação de outrem até a casa que procuram. O plano da mãe é mudar para melhor a vida da filha.

Debatedoras: Profa. Denise Machado Cardoso –PPGCS/ GEPEM
                         Profa. Edila Arnaud – PPGCS/GEPEM
                         Cineasta Jorane Castro –ICA/Curso de Cinema
                         Representante da PROGEP/Diretoria de Saúde Qualidade de Vida/Unidade SIASS/UFPA
Coordenação: Profa. Denise Machado Cardoso


08/03/2012

MANHÃ

SEMINÁRIO TEMÁTICO

Hora : - 9h30

Local : Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Campus do Guamá/UFPA

Tema - Mulher e Gênero: Conhecimento e Ação Política

O tema remete à reflexão sobre uma forte relação que permeia a vida universitária, entre a academia e o ativismo nas frentes onde é possivel aplicar o saber aprendido à melhoria da qualidade de vida entre os gêneros.

Expositoras: Profa. Denise Machado Cardoso – PPGCS/ GEPEM

                     Profa.  Luanna Tomaz - ICJ e GEPEM

Coordenadora: Luzia Álvares - FCS / GEPEM

Debate após as exposições.
Coffee break  

TARDE

LANÇAMENTO DE LIVRO

Hora : 18:00 h
Local : Cinema Olympia (hall)

"Mulheres Amazônidas: Imagens-Cenários-Histórias”.

 Organizado pelas Professoras Maria Angelica Motta-Maués; Maria Luzia Miranda Álvares e  Eunice Ferreira dos Santos. Editora GEPEM, Gráfica UFPA.

O lançamento do livro demonstra o estado da arte no meio amazônico em que as relações de gênero são o estudo focal de várias temáticas problematizadas pelos/as pesquisadores/as com o olhar comprometido nas evidências do protagonismo das mulheres.

Exibição do filme "Preciosa - Uma História de Esperança" (EUA, 2009), direção de Lee Daniels. Parceira com a ACCPA e a FUMBEL.

Agradecemos a divulgação para estas atividades


Nenhum comentário:

Postar um comentário