sexta-feira, 6 de abril de 2012

AGONIA DAS HORAS


      Sexta Feira da Paixão é como se reconhece este dia associado à Semana Santa representando, para os cristãos do mundo, o período em que Jesus, o líder do cristianismo, foi martirizado pela crueldade das pessoas que diziam amá-lo e, também, pelas que supostamente acreditavam que ele tomaria o poder das mãos dos que estavam nos espaços de decisão política. Essa idéia vinha desde Herodes, governante de Judéia, que via, no advento de um Messias proclamado por diversos profetas como uma ameaça a seu poder; e de Pilatos, governador a mando dos romanos dominadores na época. Os governantes se amedrontavam com a presença de Jesus na forma de uma força politica subversiva, duvidando que o reinado sobre o qual Ele tratava em suas aparições públicas onde multidões iam escutá-lo, fosse um meio de apregoar uma revolta contra os governos estabelecidos. Na sabedoria do novo líder, a decisão ficava num outro plano, porque os princípios de seu programa de explanações ao público avaliavam as formas arbitrárias que submetiam o povo, e a maneira de este ser enganado pelas forças políticas, seja por parte do governante da Judéia, seja pelo interventor mandado por Cesar. Suas denúncias eram consideradas agitação popular. Esses principios de conscientização incidiam, também, na fé religiosa que ultrapassava o conceito de cidadão, creditando um mundo onde “outra vida era possível para aqueles sequiosos de esperança por dias melhores” diante dos conflitos crueis e fanáticos daqueles momentos na Judéia. No caminho para o local da crucificação, sofreu os horrores da violência que era aplicada aos malfeitores. E por se dizer o Rei dos Judeus recebeu uma coroa de espinhos. Já na cruz, suas sete palavras foram proferidas assumindo não só às idéias que pregava em sua vida pública, mas ao momento presente, aquele em que sofria as piores dores e humilhações. Nas sete palavras durante as três horas de agonia, o crucificado revelou momentos de entrega, perdão, compromisso, queixa, sede, consumação da dor e a nova entrega, agora espiritual.
        Deslocando do tempo, lugar e situação, pensei a “agonia das horas” do nosso momento político brasileiro. A cada dia um muro é derrubado, uma “excelência” política é desmantelada de suas bases e fica à mostra a perspectiva do maior lider político-religioso sobre o “que fazer” com os vendilhões do templo. Com a expulsão dos mercenários dos domínios do espaço consagrado ao seu nome ele exclamava: ” Não façam da casa do meu Pai uma casa de comércio!” Se por muito tempo tem sido dito que a corrupção é uma atitude “cultural” e, com isso, justifica-se a tendência de um “jeitinho” para certas anomalias promovidas pelo patrimonialismo e para a arrecadação do bem público como benesse privada, presentemente algumas mudanças estão sendo aplicadas para criar uma prática democrática despojada desse círculo vicioso que tem sido apanágio da decomposição moral e política do  nosso sistema democrático.

O povo brasileiro tem convivido com as denúncias as mais variadas sobre o modo como são usurpados, das políticas públicas, os recursos debitados às principais áreas do governo principalmente educação, saúde, segurança, e necessárias à melhoria da qualidade de vida da população. Pessoas inescrupulosas assumem uma cadeira no parlamento e/ ou em setores cuja decisão política passa pela gestão que lhes foi atribuida institucionalmente e, sem qualquer pudor estabelecem, de imediato, uma equipe que se transforma em quadrilha que esquadrinha os meios de extrair lucros sempre crescentes para suas contas particulares e, por suposto, ter mais benefícios. As ligações de parceria desses “políticos” com contraventores torna-se, ainda, uma vertente explicativa dessa viciação em círculo, pois, resulta em situações que eles sugerem, em suas versões, ser desconectadas da função legislativa ou do poder executivo para o qual foram eleitos como representantes do povo, mas funções que se contaminam com esse tipo de relação.
         Brasileiros e brasileiras, hoje, ao lado de certas instituições públicas comprometidas com o controle social se revestem das sete palavras do Líder Crucificado e procuram avaliar de que forma podem romper com o status quo de um processo devastador que macula nossas bases democráticas. A identificação de fatos de corrupção, a denúncia, as provas, o processo de acusação e aplicação da pena aos corruptos são elementos que podem mudar o destino dos que buscam, por exemplo,  a melhoria de sua saúde e encontram as barreiras de hospitais mal cuidados,  sem equipamentos e sem medicamentos, cheios de profissionais displicentes com a doença e com o tratamento necessários. Ou daqueles que revelam ausência de escolas em suas comunidades, ou dos que transitam amendontrados pela falta de segurança pública.
         Tenho certeza que o eleitorado brasileiro vai estar mais atento às suas escolhas para os cargos parlamentares e majoritários nas próximas eleições. Além da responsabilidade em recorrer à Lei da Ficha Limpa na expectativa de não ser representado por qualquer “ficha suja”, está a consciencia de que se der guarida à corja de ladrões pelo voto vai ter que amargar uma nova fase de desventuras.

(Texto originalmente publicado em "O Liberal"/PA, em 06/04/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário