Barack Obama toma posse para o segundo mandato na presidência dos EUA
A posse de Barack Obama, presidente reeleito dos EUA e o
lançamento do filme “Lincoln” de Steven Spielberg, exprimem uma coincidência
que de certa forma nos diz respeito.
Obama, em seu discurso de posse, ressaltou: “o que nos une como
nação não são as cores da nossa pele ou os princípios de nossa fé ou as origens
de nossos nomes. O que nos torna excepcionais - o que nos faz americanos - é a
nossa fidelidade a uma ideia, articulada numa declaração feita há mais de dois
séculos”. E prosseguiu: "Consideramos estas verdades como evidentes por si
mesmas, que todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos
direitos inalienáveis, entre eles a vida, a liberdade e a busca da
felicidade."
Lincoln lutou contra a escravatura negra. O filme, ora em cartaz,
descreve o seu trabalho, nos últimos dias de mandato e de vida, pela
promulgação da lei que libertava os escravos, justamente no final da guerra
civil quando os estados do sul pugnavam pela continuação da escravatura
atendendo à mão de obra que os fazendeiros da região usavam para a plantação e
colheita do algodão, sua matéria prima no processo econômico.
E o que esses fatos têm a ver com o Brasil? Em 1865, ano em que
os EUA libertaram os escravos, os nossos abolicionistas incentivaram a luta que
vinham mantendo conseguindo que o gabinete conservador do visconde de Rio
Branco promulgasse a Lei do Ventre Livre, isto em 1871. Em represália,
fazendeiros, como os do Vale do Paraíba, retiraram o apoio ao imperador D.
Pedro II. Além dessa luta na área diplomática aconteciam no Brasil fatores que
iam da importação ilegal de escravos de origem africana, aos reclamos
insistentes dos cafeicultores de que, sem os escravos, diziam-se
impossibilitados de mover a base econômica do país. Muitos fazendeiros ricos
compraram escravos contrabandeados, mesmo desafiando a oposição da Inglaterra
que desde a proclamação da independência brasileira vinha atuando, por motivos
de interesse comercial dela, contra o tráfico negreiro que era feito para os
Estados Unidos, Brasil e Cuba (então possessão espanhola).( Cf. Entrevista de
Tâmis Parron, à Marlucio Luna, em “História Viva”, nº 111).
A batalha contra a escravidão no Brasil ganhou impulso com a
atitude (e assassinato) de Lincoln e com as medidas parlamentares que se
seguiram até a Lei Aurea que afinal se tornou elemento forte para depor a
monarquia.
Mas qual a lição que a História nos legou dessas lutas pela
igualdade de direitos humanos? A lei assinada pela princesa Isabel teve o mesmo
efeito da embasada por Abraham Lincoln mais de dez anos antes? Bem, se o
presidente norte-americano acabou morto pelas mãos de um confederado
escravocrata, a filha de D. Pedro II e regente do império brasileiro
impulsionou a chegada da Republica que já vinha sendo arquitetada não só pelos
prejudicados pela falta de negros para a lavoura, mas por outros atores com
ideologia positivista e alguns que trataram do caso como situação pessoal.
Hoje, Barack Obama discursa lembrando a igualdade pregada por
Deus. Embora a “religião só se tenha manifestado em termos pessoais” contra a
escravidão no Brasil, o tempo trouxe reformas edificantes. Mesmo assim, se
ganhamos a miscigenação que gerou o que um autor chamou de “raça brasileira”,
ainda porejam preconceitos de cor. E como pediu o presidente norte-americano na
sua fala contra qualquer tipo de marginalização, preconceito a etnias e
orientação sexual.
O Brasil, hoje, chega a apresentar uma medida que dispõe de
vagas em escolas superiores para as etnias que ainda se têm como
marginalizadas. Nos EUA há uma quota para negros, latinos e de outras
orientações sexuais até em indústrias & artes como o cinema.
Como a escravidão sempre representa um motivo de reação popular
(felizmente a maioria contra), ainda agora se está vendo nas telas um quadro
nada lisonjeiro de escravos torturados e levados a sentimento de vingança no
filme “Django Livre” de Quentin Tarantino. Nesse caso, a exposição se faz antes
da Guerra Civil e se detém no sul eminentemente escravocrata. O negro é não só
alijado da sociedade como torturado e morto quando deixa de cumprir as ordens
de seu dono. E o herói da história é um revoltado que expande seu ódio, com a
exposição disso colocada de forma a contar com a participação anímica da
plateia que o vê.
A escravidão contra os/as humanos/as atravessa a História. Ela
se qualifica também na porfia nazista que exclui quem não pertença a uma “raça”
advinda dos preceitos eugênicos que teriam formado os heróis germânicos.
Felizmente a loucura do preconceito tende cada vez mais a ser considerada uma
manifestação que deve ser extinta com os emblemas da diversidade social e do
apoio formal. Que as falas de agora, do mandatário negro de uma nação que
abrigou falange cruel de racismo como a Ku Klux Kan, e da lembrança do ilustre
colega dele que no passado lutou pela liberdade étnica, sigam influenciando
nações e abençoando as pessoas de boa vontade.
Quanto ao imperialismo norte-americano que se dissemina pelos
discursos de paz, direito internacional e diálogo, espera-se que Obama no poder
quebre a vertente belicista da ideologia do país e negue aparatos militares
contra os povos. É a hora e vez de rever o processo de um outro tipo de
escravidão.
(Texto originalmente publicado em "o Liberal/PA, em 25/01/2013. Imagens de http://ffw.com.br/ )
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